INTERPRETANDO O SEU TREINO


Não seria ótimo se houvesse uma maneira rápida e fácil de olhar para dentro do corpo, entender o que se passa lá dentro e melhorar o que não está tão bom assim?

Imagina se existisse um conjunto de dados que nos desse uma medida para vermos o estado do nosso corpo, mente e coração?

ESSE CONJUNTO DE MEDIDAS EXISTE!

E se chama HRV- Functional, uma maneira não invasiva de avaliar os sistemas do seu corpo, os níveis de estresse físico, mental e emocional, assim como a sua performance e até uma percepção do risco de adoecer e recuperar-se de doenças. Vamos conhecer…


 

CONHECENDO A TELA


 

INICIANDO A INTERPRETAÇÃO

1º Parte:  Gráfico da Variabilidade Cardíaca Funcional: é a capacidade do coração reagir diante a estímulos Físicos e Emocionais.

1) Modelo Gráfico ideal, condição neurofisiológica compatível com auto controle emocional, com gráfico crescente, evolutivo e harmônico.

2) Modelo Gráfico com queda, apresentando um aumento de ansiedade.

3) Modelo Gráfico com Labilidade Emocional, representado por um gráfico que sobe e desce o tempo todo, característico de que algumas vezes, as emoções expressas externamente podem ser muito diferentes de como a pessoa se sente internamente.

4) Modelo de Gráfico com picos lineares (de 2 a 3), característico de pensamentos invasivos.

5) Modelo Gráfico com pequena variação num trecho do gráfico (pode ser no começo ou fim), característico de perda de concentração.

6) Modelo Gráfico com baixa variação na parte inferior do gráfico, característico de desgaste fisiológico ou tendência depressiva.


 

2º Parte: Gráfico Sistema Nervoso Autônomo Total

Os gráficos representam o valor total durante todo o treinamento referente ao SNA, que é neuurodido em Simpático e Parassimpático.

Simpático: conhecido como “acelerador” de nosso corpo. Ele é responsável por preparar o organismo para responder a situações de estresse, medo, fuga ou luta e emergência, apresentando maior gasto de energia. Ficar “preso” nessa via (1 e 2 acima) pode aumentar as taxas de sentimentos negativos, desgaste, cansaço, ansiedade, distúrbios do sono, aumento na liberação de adrenalina, noradrenalina e cortisol.

Parassimpático: conhecido como “freio” de nosso corpo. Aprender a treinar essa via nervosa é importante, pois ela é responsável por fazer o corpo retornar a um estado emocional estável e de calma (5 e 6 acima). Correlaciona-se no aumento das taxas de sentimentos positivos, ajuda a controlar o coração, bem estar, diminui a sensação de cansaço, diminui quadros de estresse e depressão, e está associado a liberação de acetilcolina.

Balanço Autonômico: capacidade de equilíbrio (homeostase) entre o simpático e o parassimpático (3 e 4 acima). O corpo e o cérebro ficam o dia inteiro tentando manter esse equilíbrio.

Objetivo: por ser um treinamento de auto-controle e relaxamento, o ideal é ter um parassimpático maior que o simpático e, assim, aprender a usar esse aprendizado no dia a dia, ajudando o corpo e o cérebro a alcançar o Balanço autonômico.


 

3º Parte – Desempenho Funcional: É a soma dos índices do HRV-Functional, sendo eles:

Fluxo sanguíneo
Variabilidade Cardíaca Funcional
Simpático e Parassimpático
Rítmo Respiratório
 

A combinação de cada um desses ítens pode aumentar ou diminuir a porcentagem do Desempenho Funcional, sendo a escala classificada da seguinte forma:

Quanto menor a porcentagem, mais o conjunto dos 4 índices neurofisiológicos podem estar sendo influenciados por pensamentos invasivos, ansiedade, aceleramento cardíaco, medos, cansaço, desgaste, distúrbios do sono, tristeza, excesso de trabalho e sedentarismo.

Quanto maior a porcentagem, mais as chances de termos uma neurofisiologia compatível com controle emocional, diminuição do cansaço e do desânimo, melhora no ciclo sono vigília, auxiliar no tratamento da depressão e estresse, qualidade de vida, melhora nas funções cardiovasculares e sensação de bem estar.


 

CAPTAÇÃO DO SINAL