INTERPRETANDO O SEU TREINO


Imagine uma forma simples e fácil do Cérebro com suas conexões neurais serem cada vez mais fortalecidas. Não seria ótimo treinar em tempo real as habilidades do Cérebro, entender o que se passa lá dentro e melhorar o que não está tão bom assim?

Todas as habilidades cognitivas podem ser exercitadas e melhoradas. A plasticidade cerebral é a base para reabilitar a atenção focada e outras capacidades cognitivas.

Imagina se existisse um conjunto de dados que nos desse uma medida para vermos o estado funcional do Cérebro?

ESSE CONJUNTO DE MEDIDAS EXISTE!

E se chama Análise do Espectro Cerebral, uma maneira não invasiva de monitorar, avaliar e treinar o cérebro. Isso significa que quando treinamos, enviamos informações para o cérebro, e ele as processa, as conexões são ativadas de forma mais rápida e eficiente, melhorando em geral sua atenção focada, assim como a sua performance mental. Vamos conhecer…


CONHECENDO A TELA


INICIANDO A INTERPRETAÇÃO

GRÁFICO DA ANÁLISE DO ESPECTRO CEREBRAL

1º PASSO: ANALISANDO OBJETIVO NA CONQUISTA DA ETAPA 1:

Desempenho da Atenção deve ficar abaixo de 20% e a Meditação acima de 75%.

IMPORTANTE:  Após alcançar os objetivos da Etapa 1 (acima), vamos analisar se o paciente conseguiu alcançar a Etapa 2 (abaixo).

2º PASSO: ANALISANDO OBJETIVO NA CONQUISTA DA ETAPA 2:

Desempenho da Atenção deve ficar acima de 90% e a Meditação abaixo de 20%.



ANÁLISE DE RESULTADOS DOS 2 GRÁFICOS

Quanto melhor o desempenho da Etapa 1 (verde na escala), mais teremos uma neurofisiologia compatível com:
* Maior Controle de Ansiedade
* Melhora Memória
* Melhor Criatividade
* Organização dos pensamentos
* Sensação de Calma 

Quanto melhor o desempenho da Etapa 2 (verde na escala), mais teremos uma neurofisiologia compatível com:
* Aumento da Atenção Focada
* Melhor Concentração
* Resolução de problemas e Tomada de Decisão
* Raciocínio e Habilidades Cognitivas
* Pensamento Consciente e foco Externo


MAS O QUE É TREINAMENTO CEREBRAL AEC?

Treinamento Cerebral AEC é um programa personalizado de estimulação cognitiva gerenciado pela Inteligência Artificial e adaptado para as necessidades de cada usuário. De acordo com a CHAVE IA e de cada resultado de treinamento, a I.A. cria um novo programa de treinamentos cerebral personalizado para cada paciente. O programa reúne automaticamente os dados dessa avaliação cognitiva inicial e, através de algoritmos sofisticados, cria objetivos e níveis de dificuldade para diminuir as deficiências cognitivas do usuário e treinar as suas capacidades cognitivas.

O mais importante para melhorar a atenção constante é realizar um treinamento adequado e consistente. São apenas 6:30 minutos por dia, de duas a três vezes por semana, mas pode ser utilizado quando e como quiser.

O treinamento cerebral AEC está disponível online e pode ser utilizado em computadores, tablets e celulares. No fim de cada sessão de treinamento, o usuário recebe automaticamente um laudo com os progressos cognitivos.


COMO TREINAR O CÉREBRO PELO AEC?

O treinamento é bem simples e o objetivo é melhorar a sua Atenção Focada. Para isso, você deverá, na Etapa 1, aprender a diminuir a porcentagem da Atenção e aumentar a porcentagem da meditação, para que possa sentir e ter a percepção de uma mente mais tranquila.

Após atingir esse objetivo, vem a Etapa 2, onde você deverá aumentar a porcentagem de Atenção e diminuir a de meditação. Porém, nesse momento, você terá uma grande percepção de como acionar o cérebro, pois estará iniciando de um ponto de partida calmo, através de uma mente mais tranquila.

Em resumo, primeiro você precisa tranquilizar a mente para depois entender como acionar sua mente focada!


O QUE É ATENÇÃO FOCADA?

É a capacidade do cérebro para concentrar a sua atenção em um estímulo alvo durante um período de tempo. A atenção focada é um tipo de atenção que permite detectar um estímulo relevante rapidamente. Usamos a atenção focada, ou foco mental, para responder aos estímulos internos (pensamentos) e externos (ambiente), sendo uma habilidade importante que nos permite realizar tarefas cotidianas de forma eficiente.

A nossa capacidade para prestar atenção em um estímulo ou atividade pode variar dependendo de diferentes fatores, como:

1) Fatores pessoais: através do nível real de ativação e se há uma motivação, se apresenta emoções ou algo sensorial que processa o estímulo gerado. Exemplo: é mais provável processarmos um estímulo quando estamos em alerta e motivados, do que tristes ou cansados, ou até mesmo se o estímulo é muito monótono.

2) Fatores ambientais: é mais fácil focarmos em um estímulo, quando existem menos distrações em volta da gente, do que quando há distrações mais frequentes ou intensas, atrapalhando inclusive nossa concentração.

3) Fatores de estimulação: se tem algo novo ou repentino que chama atenção, ou por um determinado nível de complexidade e até pela duração ou importância do estímulo. Se só houver um único estímulo simples e aparente, será mais fácil detectá-lo para focar.


PASSO A PASSO DE UM BOM TREINAMENTO:

INICIANDO ETAPA 1: o estado de Atenção é um processo complexo que contém uma série de subcomponentes diferentes, que durante o treinamento cerebral, na Etapa 1, podemos tentar diminuir usando as seguintes estratégias, veja:

Controlar a Excitação: faz referência ao nosso nível de ativação e alerta no momento, e se estamos cansados ou com energia. O que fazer? R: Nesse momento inicial devemos apenas tentar tranquilizar a mente.

Diminuir a Atenção focalizada: faz referência à nossa capacidade para prestar atenção a um único estímulo. Nesse caso, após o procedimento 1 (acima), o que fazer? R: podemos ir diminuindo a intensidade do pensamento sobre esse único estímulo, mas sem tentar negá-lo, pois buscar o Bloqueio total é muito difícil e pode frustrar, atrapalhando o treinamento cerebral.

Reduzir a Atenção constante: é a capacidade para prestar atenção a um estímulo ou atividade durante um período longo de tempo. Depois de diminuir a intensidade dos pensamentos (1 e 2 acima) o que fazer? R: agora, vem o momento de manter sua atividade mental calma e despreocupada pelo máximo de tempo possível e de forma constante, sempre voltando ao pensamento tranquilo quando perceber que está se distanciando dele.

Limitar a Atenção seletiva: depois de realizar os itens 1,2 e 3 (acima), a percepção cerebral pode expandir a sua mente e, com isso, você poderá começar a perceber tudo em sua volta, principalmente, na presença de outros estímulos que podem desviar sua atenção. O que fazer? R: nesse momento, você deverá tentar bloquear os estímulos que desviam sua atenção, sempre voltando para o pensamento inicial e se permitindo fazer isso por poucos minutos, pois muitas vezes outros estímulos podem se tornar tentadores naquele momento.

DICAS DURANTE O TREINAMENTO:

Evitar a Atenção alternante: durante o treinamento, a capacidade para alternar o foco entre dois ou mais estímulos é muito comum, principalmente depois de um tempo que a mente descansou um pouco. Evite alternar entre estímulos, pois pode gerar um gatilho motivacional, sendo que o objetivo da Etapa 1 é tranquilizar a mente.

Bloquear a Atenção Segmentada: é a capacidade para prestar atenção a diferentes estímulos ao mesmo tempo, e isso acontece, principalmente, quando estamos alcançando o equilíbrio mental durante o treinamento. Pode ser tentador experimentar o aumento da capacidade de pensar e focar em vários estímulos simultaneamente, mas lembre-se de não deixar isso acontecer, pois essa etapa 1 é EXCLUSIVA para diminuir a intensidade de pensamentos.

INICIANDO ETAPA 2: O gatilho para iniciar a Etapa 2 é atingir os objetivos da Etapa 1, sendo de 20% no Desempenho da Atenção e 75% na Meditação. Nesse momento o cérebro está mais equilibrado e preparado para ser estimulado, levando você a ter uma percepção maior para sentir o que é ter uma Atenção Focada.

Analogia: é como perceber o músculo, pois temos a percepção certa do que é contrair e relaxar, por ser visualmente evidente. Com o cérebro pode funcionar da mesma forma, pois quando aprendemos a tranquilizar a mente (relaxar), fica muito mais evidente para o cérebro entender o que é focar (contrair) e, dessa forma, sua habilidade perceptiva é acionada de forma muito mais eficiente.

O que devo fazer para alcançar os objetivos da Etapa 2, sendo Desempenho da Atenção acima de 90% e Meditação abaixo de 20%?

É mais simples do que pensamos e podemos realizar os procedimentos em 3 passos:

1) Espreguiçar o corpo, mas cuidado para não tirar a face (o rosto) da webcam;

2) Contar de 2 em 2, somando os números, assim: 2+2=4; 4+2=6  etc;

3) Junto com a contagem acima, fazer o movimento colocando a ponta do dedo indicador na ponta do nariz e alternando entre a mão esquerda e a direita. Exemplo: somou 2+2= 4 (colocar o dedo indicador direito na ponta do nariz), depois somou 4+2=6 (colocar o dedo esquerdo na ponta do nariz), e assim por diante, somando e alternando entre as mãos.

O objetivo da Etapa 2 é conseguir fazer o desempenho da Atenção ficar acima de 90% e o da Meditação abaixo de 20%.

Em resumo, primeiro você precisa tranquilizar a mente para depois entender como acionar sua mente focada!

Veja através dos exemplos abaixo, possíveis benefícios que podemos ter com esse treinamento cerebral:

Quando você dirige um carro, você vai prestar mais atenção à estrada, aos outros carros, à velocidade e aos sinais de trânsito, além das luzes e sinais de aviso de seu próprio carro. Qualquer distração no volante pode causar consequências fatais, razão pela qual possuir uma capacidade de atenção focada bem desenvolvida pode ajudar a evitar acidentes.

Os estudantes são capazes de prestar mais atenção aos estímulos na sala de aula de forma adequada e eficiente, seja a palestra do professor, o livro escolar ou um colega falando sobre um próximo projeto. Se um estudante não for capaz de manter o foco mental, isso pode causar sérias repercussões acadêmicas.

Os funcionários de todas as áreas melhoram sua performance com o treinamento cerebral de atenção focada. Seja para ajudar um cliente em uma loja ou escrever documentos em um escritório ou trabalhar em home office ou trabalhos manuais ou em uma carreira de especialistas, em resumo, ele se torna mais capaz de dedicar tempo e atenção ao trabalho realizado.

No esporte, o atleta tem um maior rendimento e consegue aproveitar ao máximo suas habilidades, levando ao máximo de desempenho com menor desgaste. Maior capacidade de concentração antes da competição ou atividade esportiva, melhora da inter-relação com outros atletas e facilidade na tomada de decisões.

Você vai aprender a melhorar sua atenção focada todos os dias, desde pegar alguma coisa que caiu de sua escrivaninha, a cozinhar o jantar ou limpar a mesa depois de comer e maior habilidade parar resolução de problemas.

Como é possível analisar e avaliar a atenção focada?

A atenção focada é muito importante, pois permite realizar um número de atividades no dia a dia. A capacidade para focar a atenção mental em um estímulo de forma adequada e eficiente depende de sua atenção focada. Por isso, treinar o cérebro com a AEC, pode ser muito útil em várias áreas diferentes de sua vida cotidiana.

Áreas acadêmicas: ajudar, por exemplo, uma criança que tenha problemas para prestar atenção na aula e talvez precise que novas informações ou instruções sejam explicadas de outra maneira;

Áreas clínicas: melhorar um paciente para ser capaz de prestar atenção às indicações proporcionadas ou realizar procedimentos ou praticar treinamentos ou de adequar-se à terapia e até mesmo no ambiente eficazmente.

Áreas profissionais: aumentar o desempenho de um funcionário e ver se seu potencial melhorando ou sendo um bom executivo, gerente de controle de qualidade, secretário, desenvolvedor, motorista etc.

Com o Treinamento Cerebral AEC é possível treinar e analisar de forma fácil e eficiente uma série de habilidades cognitivas diferentes. Este treino ajuda a melhorar outras alterações do comportamento, como a impulsividade, a ansiedade e a falta de atenção, entre outras.

Possíveis Patologias e transtornos associados à atenção focada

É totalmente normal ter às vezes dificuldade para prestar atenção ao que está acontecendo ao seu redor, mas uma deterioração significativa à atenção focada torna impossível fazer um grande número de atividades cotidianas que requerem nossa atenção até certo ponto.

Um déficit na atenção mostrará que a realização de outras tarefas cotidianas se tornam mais difíceis e menos eficiente.

Pessoas que sofrem distúrbios de ansiedade podem ter um nível excessivamente alto de atenção focada, gerando uma oscilação entre nervoso e cansaço, levando a perda consistente e gradual da atenção.

A atenção focada pode ser alterada por causa de vários transtornos, sejam devidos aos problemas derivados da atenção ou de outros subprocessos e até lesão cerebral.

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), também possui um grande componente da atenção focada que torna difícil detectar estímulos relevantes, embora seja mais por causa de problemas de memória.

Também podemos observar problemas de foco mental em transtornos como a esquizofrenia, doença de Alzheimer ou demências em geral.

É comum que os transtornos de atenção apareçam em pessoas que sofreram algum tipo de dano cerebral, seja causada por um derrame ou lesão. 


CAPTAÇÃO DO SINAL